domingo, 12 de fevereiro de 2017

Competências que todo recrutador Moçambicano procura num profissional de IT

Competências que todo recrutador Moçambicano procura num profissional de IT

A área das Tecnologias de informação é uma das áreas que mais tem mostrado avanços em Moçambique nos últimos 5 anos. Apesar de ser uma área em expansão, o mercado moçambicano atravessa alguns problemas na hora de achar um profissional de TI. A qualificação e retenção são alguns problemas que as empresas enfrentam. Com a explosão das PME’s (Pequenas e medias empresas), a adopção de técnicas digitais para recolha e processamento de informação, bem como para comunicação e eficácia das estratégias produtivas para o desenvolvimento das PME’s, a necessidade de ter técnicos bem formados e dotados de conhecimento na área da informática tem aumentado significativamente. A informática abrange as varias áreas económicas e financeiras da sociedade que não só o IT deve ter conhecimentos nessa área, hoje em dia um contabilista não so deve ser bom a matemática mas também a manusear as varias ferramentas informáticas como o tão aclamado pacote primavera.

Mas numa vertente única aos profissionais de IT, o que é realmente necessário ter para se qualificar a um quadro profissional de uma empresa ou instituição moçambicana?


1. Domínio em língua inglesa

A área de tecnologia tem muito contacto com o inglês, com ampla presença de termos técnicos. Mas para se destacar, o profissional deve desenvolver suas habilidades também com a comunicação (escrita, audição, leitura e conversação). E muitos softwares úteis são desenvolvidos em inglês, então é crucial que você tenha essa habilidade de comunicar em inglês, e tem se falado por ai que o inglês é tal the business language. É uma das habilidades mais requeridas pelos recrutadores.

2. Conhecimento em SQL

Sua ou não área de actuação em informática, ter conhecimentos em sistemas de gestão de base de dados é mais um ponto de chances de ser recrutado, pois é exactamente isso que as empresas procuram de um IT, administrar e gerir dados de diferentes níveis hierárquicos ou importância. E a linguagem mais exigida é o SQL.

3. Conhecimentos sólidos em administração de redes de computadores

Depois de domínio de inglês, é a habilidade mais procurada em IT pelas empresas. Muitos esperam que os profissionais de TI resolvam os problemas diários com relação ao funcionamento da rede corporativa. Tudo isso para resolver questões complexas ou problemas rotineiros. Portanto, é interessante adquirir conhecimentos sobre administração de rede, mesmo que essa não seja sua área de actuação.

4. Sólido conhecimento em ferramentas Microsoft

A habilidade mais básica de todas, não precisa fazer uma certificação Microsoft para ter essa habilidade, há tantos cursos médios que ensinam a trabalhar não só com o sistema Microsoft Windows mas também com o pacote Microsoft Office. Todo IT deve saber ao menos manusear uma dessas ferramentas. Em algumas entrevistas de emprego submetem a uma avaliação no uso destas ferramentas.

Num mercado de trabalho muito competitivo é preciso ir além da formação académica ou profissional. É preciso que esteja num constante processo de aprendizagem e de aquisição de novos e mais diversos conhecimentos. 

Quais outras habilidades e capacidades que voce acha cruciais para um profissional de TI ingressar e manter sucesso no mercado de trabalho? Quero saber a sua opinião pelos comentários. Estamos juntos.

0 comentários:

Postar um comentário